Salário Maternidade 2020: Quem Tem Direito e Valor, AQUI!

Para as mulheres que estão trabalhando e resolvem engravidar, saibam que podem recorrer ao salário maternidade 2020 para ficarem resguardadas financeiramente e não precisarem trabalhar nos primeiros meses do nascimento dos filhos. Se você quer saber  como funciona o benefício, quem tem direito e qual o valor a ser recebido, fique atento ao artigo a seguir e confira todas as dicas do salário maternidade 2020.

Salário Maternidade 2020

Salário Maternidade 2020

Salário Maternidade 2020

O salário maternidade 2020 é um benefício pago pela previdência social. Esse benefício é pago quando as mulheres precisam se distanciar dos seus empregos para conseguirem passar os primeiros meses de seus filhos em casa.

Isso serve para que as mães consigam se dedicar integralmente aos seus filhos e que, mesmo afastadas do emprego, não fiquem em prejuízo financeiro.


Quem Tem Direito Salário Maternidade?

Para conseguir receber o salário maternidade, é preciso cumprir uma série de requisitos, e um dos principais é ter o período de carência pago, veja quais os período com maiores detalhes:

  • 10 meses de contribuição: se você for contribuinte individual facultativo ou de segurado especial precisará pagar no mínimo 10 meses seguidos de contribuição para receber o benefício;
  • Isento: para quem é empregada urbana, empregada doméstica, ou trabalhadoras avulsas não precisa estar pagando há muito tempo, basta está contribuindo no momento de fazer o pedido;
  • Desempregadas: se você não está trabalhando e engravidou você ainda pode receber o salário maternidade, para isso basta que você já tenha realizado alguma contribuição previdenciária.

Para ter direito ao benefício as mães precisam estar a partir do oitavo mês da gestação para poder solicitar o benefício.

✓ Saiba como é feito o cadastro Bolsa Família 2020

Esse benefício será pago até 120 dias após a gestação. Acompanhe mais detalhes a seguir!

Salário Maternidade


Valor do Salário Maternidade 2020

Para saber o valor do salário maternidade 2020 é preciso analisar os seguintes itens:

  • Para quem trabalha na zona rural que contribuem para previdência social na forma obrigatória receberá como salário maternidade um salário minimo 2020;
  • Para quem realizar as contribuições de forma avulsa o valor a ser liberado pela previdência social será de acordo com a sua última remuneração;
  • Para as mulheres que trabalharem de forma autônoma e realizarem as contribuições, os valores liberados serão de acordo com a médias dos últimos 12 meses.

O período do pagamento também poderá variar de acordo com alguns fatores, veja quais:

  • Para parto: 120 dias;
  • No caso de Natimorto: 120 dias;
  • Em caso se adoção de crianças menores de 12 anos: 120 dias;
  • Caso tenha havido um aborto espontâneo ou nos casos previstos por lei: 14 dias.

valor do Salário Maternidade 2020


Como Solicitar o Salário Maternidade 2020?

Para solicitar o benefício do salário maternidade 2020 é bem simples e pode ocorrer de duas formas. A parte interessada pode se dirigir diretamente a uma das agências do INSS portando toda a documentação comprovando sua gestação ou pode fazer o pedido pela internet.

✓ Veja as novas datas do calendário Bolsa Família 2020

Para fazer o requerimento pela internet, basta seguir o passo a passo:

Enviar a seguinte documentação:

  • Certidão de nascimento ou de natimorto da criança;
  • Em caso de adoção, é preciso apresentar a nova certidão de nascimento expedida por decisão judicial;
  • Quando for caso de guarda da criança, apresentar o Termo de Guarda, constando que a guarda do dependente se destina à adoção de menor de idade;
  • Para conseguir se afastar com uma antecedência de 28 dias do parto, é preciso apresentar um atestado médico, justificando a necessidade do afastamento.

Com a documentação toda regularizada basta aguardar o bebê nascer e receber os valor do benefício.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 9

Salário Maternidade 2020: Quem Tem Direito e Valor, AQUI!