Passe Livre Estudantil 2021: Regras e Cadastro

Você que é estudante, saiba que tem direito ao Passe Livre estudantil 2021! Neste post, explicaremos detalhadamente como funciona esse programa e como as pessoas que têm direito podem fazer a solicitação. Continue nos acompanhando e fique por dentro das informações mais importantes referentes ao Passe Livre estudantil 2021!

O que é Passe Livre estudantil 2021? 

Sabemos que não basta apenas criar programas onde as pessoas menos favorecidas podem ter acesso a um bom ensino. É necessário asseguras ao estudante a possibilidade de se manter ao longo de todo o estudo, o que envolve a sua locomoção, alimentação e saúde. 

Pensando nisso, o Governo Federal criou o Passe Livre estudantil 2021. Esse é um programa que permite que o estudante possa ir e vir da escola ou faculdade sem precisar pagar pela passagem de ônibus. O próprio governo se responsabiliza pelos valores das passagens. 

Passe Livre estudantil 2021

Para garantir que o estudante está usando realmente para fins estudantis, o governo disponibiliza um cartão magnético onde deve ser apresentado no ônibus. 

Porém, não são todos os estados brasileiros que aderiram a este programa. Atualmente, apenas São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro são adeptos a esse sistema de gratuidade para os estudantes. 


Regras para obter o passe

Assim como outros programas criados pelo Governo, o Passe Livre estudantil 2021 também possui suas regras. Ou seja, para ter direito as passagens gratuitas, é necessário estar encaixado (a) nos requisitos estabelecidos. 

O programa é destinado para os estudantes que não têm condições financeiras de arcar com os custos das passagens. Sendo assim, veja a seguir as demais regras:

  • Ser estudante da rede pública de ensino, seja do ensino fundamental ou médio;
  • Caso esteja na faculdade, é necessário ser beneficiário do PROUNI;
  • A renda familiar per capita mensal deve ser de no máximo 1,5 salário mínimo. 

Passe Livre estudantil 2021

✓ Confira mais informações sobre benefícios sociais:

Atenção!!

As regras podem variar de acordo com o estado. Sendo assim, é de suma importância se manter atento (a) a isso! 


Cadastro Passe Livre estudantil 2021

Agora que você já sabe das principais informações sobre, chegou o momento de conferir como funciona o processo de cadastro Passe Livre 2021.

Como o Passe Livre estudantil 2021 é disponibilizado em diversos estados brasileiros, as regras de inscrição, assim como também as formas de cadastro, variam de estado para estado. 

Passe Livre estudantil 2021

Geralmente, o estudante que se enquadra nas regras devem ir até um dos postos de atendimento e preencher um formulário com todos os dados solicitados. Além disso, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • CPF;
  • RG;
  • Foto 3×4;
  • Comprovante de matrícula atualizado;
  • Comprovante de endereço. 

Após a aprovação o estudante receberá o cartão magnético que possibilita a entrada nos ônibus de forma totalmente gratuita. Lembrando que, o cartão é intransferível, então não pode ser usado por terceiros, apenas pelo estudante cadastrado!


Estados adeptos ao Passe Livre estudantil 

Assim como já mencionamos neste post, não são todos os estados brasileiros que disponibilizam o Passe Livre estudantil 2021 para os seus estudantes. 

✓ Quem busca pelo Passe Livre costuma olhar também:

Atualmente, apenas 6 (seis) estados oferecem esse sistema de gratuidade para os estudantes. Veja a seguir quais são eles:

  • São Paulo;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Pernambuco;
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro.

Se você mora em um desses estados, é estudante e cumpre com os requisitos estabelecidos, não perca tempo e solicite já o seu Passe Livre Estudantil

Para obter mais informações sobre, e saber como funciona esse sistema em seu estado, procure a Secretária de Educação ou acesse o site oficial do governo!

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Passe Livre Estudantil 2021: Regras e Cadastro