Cartão do Idoso 2021: Como Fazer e Quem Tem Direito?

Os cidadãos brasileiros da terceira idade têm direito ao Cartão do Idoso 2021, mas muitas vezes não sabem como e onde solicitar este benefício. Pensando nisto, trouxemos neste post as principais informações sobre o Cartão do Idoso 2021. Siga nos acompanhando para ficar por dentro de todos os detalhes! 

Cartão do Idoso 2021

Cartão do Idoso 2021

O que é Cartão do Idoso? 

Você já deve ter ouvido falar sobre o Cartão do Idoso, não é mesmo?! Ele é um benefício concedido pelos Governo Federal aos cidadãos brasileiros de terceira idade, ou seja, que tenham idade superior a 60 anos. 

O Cartão do Idoso 2021 dá o direito à essas pessoas a passagens totalmente gratuitas em ônibus, assim como também a vagas reservadas exclusivamente em shoppings e comércios. Funcionando assim de maneira similar ao Passe Livre estudantil 2021.

✓ Veja quem tem direito a receber o décimo terceiro Bolsa Família 2021

Essa iniciativa do Governo vem facilitando a vida de muitos idosos que precisam reduzir os seus gastos, afinal de contas, muitos deles contam apenas com aposentadoria. 

Para ter o cartão do idoso em mãos, é necessário estar dentro dos requisitos estabelecidos e, só assim, solicitar o benefícios. Ao longo deste post explicaremos de forma detalhada como fazê-lo!


Quem tem direito ao Cartão do Idoso 2021? 

Assim como outros benefícios concedidos pelo Governo, para ter acesso ao Cartão do Idoso 2021 o cidadão precisa atender aos requisitos estabelecidos. 

Essas regras foram criadas afim de evitar fraudes, concedendo o benefício a quem realmente se enquadra nos critérios. A seguir, confira quem tem direito ao Cartão do Idoso:

  • Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos;
  • Pessoas com idade superior a 65 anos podem usar o Cartão do Idoso em transportes públicos e privados de forma totalmente gratuita. Ou seja, sem pagar a passagem;
  • O cartão precisa ser renovado à cada 5 anos. 

Atenção! 

É importante salientar que, os idosos com idade entre 60 e 65 anos só poderão utilizar a carteirinha como forma de garantir a vaga no estacionamento privativo. 


Como e onde fazer o Cartão do Idoso 2021? 

Ciente das regras, chegou o momento de você saber como e onde fazer o Cartão do Idoso 2021. Como este é um benefício que abrange todos os brasileiros, cada estado fica responsável por estabelecer os locais onde o cidadão pode solicitar seu cartão. 

Geralmente, a emissão do Cartão do Idoso é feita nos seguintes locais:

  • Prefeitura Municipal do município;
  • CRAS –  Centro de Referência da Assistência Social;
  • Posto de atendimento do transporte público do município, mais conhecido como Rodoviária.

É preciso comparecer a um CRA para realizar a emissão, sendo que é possível fazer um CRAS agendamento para ser atendido mais rápido.

Em algumas ocasiões é preciso que o idoso tenha de realizar uma inscrição no Cadastro Único 2021 para oficializar o seu benefício.

Cartão do Idoso 2021

Chegando em um desses locais, basta apenas solicitar o atendimento e entregar todos os documentos solicitados pelo atendente. No tópico abaixo você saberá quais são os documentos solicitados! 


Documentos necessários 

Assim como acabamos de mencionar no tópico anterior, para fazer o Cartão do Idoso 2021 é necessário ter em mãos alguns documentos pessoais. Veja a seguir todos eles:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • 1 foto 3×4;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), caso o idoso tenha um automóvel e queria estacionamento prioritário.

Cartão do Idoso 2021

Agora você deve estar se perguntando qual o tempo em que leva para ter sua carteirinha em mãos, não é mesmo?! Geralmente, o Cartão do Idoso é entregue no mesmo momento em que é feita a solicitação. No entanto, há locais em que é preciso esperar cerca de 15 dias para ter o documento em mãos. De qualquer forma, basta apenas solicitar e aguardar! 


Agendamento para emissão do cartão 

Ao contrário de outros serviços, não é necessário fazer o agendamento para solicitar o Cartão do Idoso 2021.

Sendo assim, não precisa ficar preocupado de não ser atendido, pois basta apenas chegar em um dos locais de atendimento e solicitar o serviço para fazer a carteirinha do idoso. 

Avalie este artigo

Avaliação média: 4.73
Total de Votos: 11

Cartão do Idoso 2021: Como Fazer e Quem Tem Direito?