Auxílio Creche 2020: Quem tem direito? Lei e Valor

Para quem não abre mão do trabalho e tem filhos, o auxílio creche 2020 é uma ótima ajuda para os papais. A constituição brasileira estabelece o direito do auxílio creche 2020 para os trabalhadores. A seguir, saiba todas informações sobre e confira como solicitar o auxílio creche!

Auxílio Creche 2020

Auxílio Creche 2020

Ainda existem diversos cidadãos brasileiros e trabalhadores que não sabem sobre este direito que o mesmo possui. O auxílio creche é direito de todos os trabalhadores. A seguir, saiba tudo sobre e se mantenha informado dos seus direitos!

Sobre o Auxílio Creche!

O auxílio creche 2020 é um direito de todos os trabalhadores de empresas privadas. Muitos ainda não sabem, mas este benefício está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Todo estabelecimento que tenha mais de 30 funcionárias mulheres com mais de 16 anos tem a obrigação de oferecer um espaço físico para que as mães deixe o filho de 0 a 6 meses enquanto trabalham. Caso não ofereçam esse espaço, as empresas são obrigadas a pagar o auxílio creche 2020. 

É importante lembrar que o valor e a duração deste auxílio varia de empresa para empresa, sendo negociado de forma coletiva com a categoria ou convenção. 


Quem tem direito ao auxílio creche 2020?

Muitas pessoas possuem dúvidas em relação a quem tem direito ou não ao auxílio creche. Assim como já mencionamos anteriormente, apenas trabalhadores de empresas privadas tem direito a este auxílio. 

✓ Conheça os benefícios do:

O Ministério do Trabalho e Emprego informa que as mulheres tem direito ao auxílio creche 2020. Vale lembrar que, apenas aquelas que trabalham em uma empresa com mais de 30 funcionárias com idade a partir de 16 anos. 

Mas existem casos de várias empresas que estendem o benefício para homens que são pais. Isso pode variar de acordo com a instituição. Vale ressaltar que esse tipo de auxílio é destinado para crianças de até 6 anos de idade.


Qual o valor do auxílio creche 2020?

Já mencionamos neste post que as empresas devem oferecer um espaço físico para que as mães deixem seus filhos enquanto trabalham. Mas caso a instituição não ofereça esse espaço, deverá pagar o auxílio creche. 

Os pais deverão escolher uma creche e a empresa repassará o valor da mesma. O valor a ser pago varia conforme a instituição. O valor será definido por meio de negociação coletiva!

✓ Saiba quem tem direito:

Atenção! Fique atento(a), pois o auxílio não é descontado do salário, devendo vir integramente para o funcionário.


Como receber o auxílio creche 2020? 

Essa é uma das dúvidas mais constantes dos trabalhadores. Assim que você for chamada para a vaga em questão deverá se informar com a empresa se ela paga o direito deste auxílio. 

A empresa é obrigada a repassar o valor do auxílio creche em até 3 dias úteis após o fim do mês, ou até mesmo junto ao pagamento do salário do funcionário(a).


Auxílio Creche para Homens 

Hoje em dia está cada vez mais fácil encontrar homens que são os que tomam conta dos filhos e precisam trabalhar ao mesmo tempo. Há algumas contradições relacionadas ao auxílio creche ser direcionada apenas para as mulheres. 

Alguns trabalhadores homens conseguem na justiça o direito ao auxílio creche 2020, pois ainda há algumas empresas que só pagam esse benefício às funcionárias mulheres. 

Mas, a lei estabelece que esse auxílio serve tanto para trabalhadoras mulheres como também para trabalhadores de empresas privadas homens. 

De forma geral, quando se tratar de um casal de funcionários, o benefício será de preferência e entregue a mulher!

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Auxílio Creche 2020: Quem tem direito? Lei e Valor